pixel Green Project Awards Portugal atribuiu Menção Honrosa a projeto da FCT/NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Green Project Awards Portugal atribuiu Menção Honrosa a projeto da FCT/NOVA

No passado dia 7 de janeiro de 2016, realizou-se a cerimónia de entrega de prémios da 8.ª edição do Green Project Awards Portugal, no Grande Auditório da Culturgest, onde foi atribuída a Menção Honrosa de Investigação e Desenvolvimento ao projeto Tetra Solar: energy for all, do Centro de investigação CENIMAT, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.

Pela primeira vez a nível mundial, e utilizando a atual tecnologia do silício amorfo, foi possível fabricar células solares sobre o cartão das embalagens Tetrapak com uma eficiência de 4%, em que o revestimento de alumínio funciona como um dos elétrodos da célula. Este conceito, além de trazer valor acrescentado e novas funcionalidades a embalagens inteligentes, pode ser adaptado para alimentar inámeros dispositivos cujo limite é a imaginação.

Fonte: http://www.fct.unl.pt/

publicada 19.janeiro.2016