pixel IHMT recebe bolsa de 50 mil euros (com vídeo) | Universidade NOVA de Lisboa

IHMT recebe bolsa de 50 mil euros (com vídeo)

A Fundação Elsevier atribuiu uma bolsa no valor de 50 mil euros ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa, no âmbito do programa "New Scholars", para desenvolver uma rede de parceria com o objetivo de apoiar mulheres cientistas de áfrica, em início de carreira, a tornarem-se cientistas de excelência, através da conciliação das carreiras profissionais com a vida familiar. A grande finalidade é, a médio-longo prazo, promover a qualidade e o aumento do námero de mulheres cientistas nos Países Africanos de Língua Portuguesa.

O IHMT esteve entre as cinco instituições premiadas, em todo o mundo, pela Fundação Elsevier em 2013, neste programa. Segundo o comunicado da Fundação, foram selecionados para financiamento projetos que sirvam como exemplo e que tenham impacto a longo prazo na capacitação da comunidade científica. O projeto do IHMT foi considerado "uma parceria ánica em saáde tropical entre mulheres cientistas de língua portuguesa em áfrica e as suas homólogas em Portugal".

No âmbito do projeto "African Network of Portuguese speaking women in Tropical Health" , as investigadoras do IHMT vão colaborar na capacitação das homólogas dos PALOP, prestando apoio e aconselhamento. Para o efeito, será criado um site para ligar em rede as investigadoras, vão ser oferecidos cursos à distância em escrita e coordenação científica, bem como workshops locais com apoios para cientistas que são também mães.

A Fundação Elsevier foi fundada em 2002 e já atribuiu mais de 60 bolsas, no valor de milhões de dólares, a instituições sem fins lucrativos, que desenvolvem projetos nas áreas das bibliotecas, da enfermagem e das mulheres cientistas em início de carreira. A Fundação é financiada pela Elsevier, uma editora de referência de produtos e serviços técnicos, científicos e médicos, entre os quais as publicações científicas The Lancet e Cell.

Mais informações sobre o projeto: Fundação Elsevier