pixel Instituto de Arte e Tecnologia | Universidade NOVA de Lisboa

Instituto de Arte e Tecnologia

Instituto de Arte e Tecnologia

 

 

 

O Instituto de Arte e Tecnologia (NOVA IAT) visa desenvolver, através da formação, da investigação, da inovação e da prestação de serviços, num contexto internacional de excelência, a criação artística e de produtos e de serviços que incorporem uma dimensão estética ou de design, baseada na tecnologia em todas as suas formas.

Servir esta missão significa considerar as formas inovadoras como a arte, na sua interface com a tecnologia, tem enfrentado e potenciado os desafios do mundo contemporâneo, nomeadamente, os que dizem respeito à justiça social, à sustentabilidade ecológica e ao desenvolvimento económico, sublinhando a importância da relação dinâmica entre as ciências sociais, a arte, a cultura e a tecnologia para a sua solução e superação.

O NOVA IAT será um centro de excelência de arte e tecnologia, que contribuirá para a harmonia e inclusão sociais, promovendo o diálogo intercultural entre os diferentes grupos sociais, em especial, mas não exclusivamente, na zona de Almada e entre a população jovem. A adequação e remodelação do Presídio da Trafaria deverá proporcionar um ambiente inspirador para a formação e investigação transformativa que se pretende e beneficiar a comunidade local.

Sendo missão da NOVA servir a sociedade, a nível local e global, através do conhecimento desenvolvido a partir de um ensino e investigação de excelência, com elevado impacto social e económico, a criação do NOVA IAT, resultante de um consórcio entre a FCT e a FCSH, vem contribuir para a concretização desta missão e, também, preencher uma importante lacuna, dado que na região da Grande Lisboa não existe nenhum centro de criação artística que seja simultaneamente de valorização e transferência de tecnologia ligado às Artes.

O NOVA IAT apostará na formação qualificada e investigação de base laboratorial (problem based & project driven), orientada para o desenvolvimento de projectos de investigação, criação e produção, em diferentes áreas artísticas e integrando uma forte componente tecnológica. Assim, as principais áreas de actividade do NOVA IAT são a Formação, a Investigação, a Inovação e a Prestação de Serviços.

Formação

  • Cursos de Formação Avançada, Intermédia e Inicial

Cursos de curta duração em temas como Práticas Artísticas Contemporâneas, Fotografia, Animação Digital e 3D, Arte e Liderança Criativa, Desenho de Espaços Inclusivos, Realização e Cinematografia, Pós-produção, entre outros, que poderão ser convertidos em créditos para programas da NOVA e de outras universidades parceiras.

  • Formação Conferente de Grau

Contribuirá com créditos (ECTS) para Ciclos de Estudos já existentes na FCT (e.g. Mestrado em Conservação e Restauro e Mestrado em Arte e Ciência do Vidro), na FCSH (e.g. Mestrado em Artes Cénicas, Mestrado em Artes Musicais e Doutoramento em Estudos Artísticos: Artes e Mediações) e em ambas (e.g. Doutoramento conjunto em Media Digitais). O NOVA IAT prevê ainda a criação de um mestrado e de um doutoramento que sirvam de âncora à sua actividade transversal.

Investigação

  • A investigação será orientada por projectos de criação e experimentação e, por isso, baseada em laboratórios tecnológicos e artísticos: Lab de Cinema e Artes Visuais, Lab de Artes Digitais, Lab de Moda e Design, Lab de Performance e Artes do Espectáculo, Lab de Artes Sonoras e Musicais, Lab de Património e Estudos Urbanos, Lab de Estudos Críticos.
     
  • Acresce ainda o ‘Street Lab’, que resulta da confluência dos outros Labs e serve de interface à comunidade em geral, e particularmente à população local jovem, apoiando-a nos seus projectos de arte e tecnologia ou promovendo a sua formação e capacitação.
     
  • Pretende-se que a investigação conduzida seja também focada no futuro e nos desafios do desenvolvimento sustentável, sendo, portanto, intrinsecamente interdisciplinar e colaborativa, associando académicos, especialistas, artistas residentes nacionais e estrangeiros, profissionais de empresas, estudantes, mas também redes internacionais.

Inovação

  • Estreitamente ligada à investigação e alinhada com as necessidades das empresas, nacionais e internacionais, e de diversos sectores sociais que farão a ‘agenda da inovação’.
     
  • Pretende-se que a inovação seja orientada para a criação de valor ao nível dos produtos, serviços e ambientes.

Prestação de Serviços

  • Será um centro dedicado à prestação de serviços à comunidade envolvente e à sociedade em geral: organização de eventos (festivais, exposições, conferências, ciclos temáticos); consultoria; elaboração de produtos por encomenda, entre outros serviços.

Localização

O NOVA IAT estará localizado na região de Almada, no antigo Presídio da Trafaria, desativado há mais de 40 anos, e que será totalmente remodelado e adaptado para o efeito. Desenvolverá as suas iniciativas em estreita e permanente interação com a população da Trafaria e de Almada, e em alinhamento com a estratégia municipal de Almada, constituindo-se como um espaço aberto de inclusão das várias comunidades locais, como um ecossistema de qualificação da população e do espaço envolvente, e como impulsionador do desenvolvimento social e económico da região.

CONTACTOS

Email: iat@unl.pt