pixel NOVA atribui o título de Honoris Causa a Mario Vargas Llosa | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA atribui o título de Honoris Causa a Mario Vargas Llosa

A Universidade NOVA de Lisboa atribuiu, no dia 22 de julho, pelas 18h00, na Reitoria, o título de Doutor Honoris Causa ao escritor peruano Mario Vargas Llosa.

A cerimónia, presidida pelo Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, teve como proponente do título o poeta e professor Nuno Jádice, docente do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas da FCSH/NOVA. Apadrinhou o ato solene o Doutor Honoris Causa da NOVA, Francisco Pinto Balsemão.

Mario Vargas Llosa nasceu em 1936, no Peru. Escritor, jornalista, docente universitário e político é um dos mais premiados autores da América Latina pelo seu trabalho como romancista, ensaísta e dramaturgo.
A relevância da sua obra no contexto da literatura ibero-americana foi reconhecida, em 1994, pelo Prémio Cervantes e, em 2010, num plano universal, pelo Prémio Nobel da Literatura. Recebeu ainda o Prémio PEN/Nabokov, o Prémio Príncipe das Astárias e o Prémio Grinzane Cavour.
Da sua vasta obra destaca-se A Cidade e os Cães (Prémio Biblioteca Breve e Prémio da Crítica Espanhola), A Casa Verde (Prémio Nacional do Romance do Peru, Prémio da Crítica Espanhola, Prémio Rómulo Gallegos) e O Herói Discreto, o seu mais recente romance.

Discurso integral de Mario Vargas Llosa | Reportagem NOVA TV | Reportagem da SIC Notícias | Páblico | Jornal i

Fotografias (Direitos Reservados)