pixel Projeto de requalificação do Campus de Campolide | Universidade NOVA de Lisboa

Projeto de requalificação do Campus de Campolide

A Universidade NOVA de Lisboa apresentou no dia 29 de outubro de 2015, à Comunidade Académica e ao páblico em geral, o projeto de requalificação do Campus decorrente da saída da Nova SBE para Carcavelos – prevista para 2017 - e da instalação, em Campolide, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, num novo edifício a construir de raiz.

A abertura da exposição esteve inserida no âmbito da celebração do Dia da Universidade NOVA de Lisboa no qual participaram a comunidade académica e diversas personalidades da sociedade portuguesa. A cerimónia deste ano contou com as intervenções de Luís Portela, Presidente da BIAL, e de António José Teixeira, Alumnus da NOVA e Diretor da SIC Notícias.

Através de maquetes, vídeos e outros materiais visuais vai ser possível a todos conhecerem como será o dia-a-dia no novo Campus de Campolide.

"O novo Campus de Campolide é, sem sombra de dávida, um projeto estruturante para o presente e para o futuro da Universidade e enquadra-se também na estratégia de internacionalização da NOVA que temos vindo a apostar. Será uma nova cidade universitária que se abre à cidade de Lisboa." Explica António Rendas, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa.

O objetivo do projeto de requalificação da autoria da Arquiteta Teresa Nunes da Ponte visa dar uma nova vida ao Campus de Campolide, dinamizá-lo, humanizá-lo e, simultaneamente, redistribuir as áreas atualmente afetas à Nova SBE, no Antigo Colégio dos Jesuítas.

Haverá percursos arborizados para passeios, um relvado central e nos pátios do Antigo Colégio dos Jesuítas haverá esplanadas, áreas de estudo e zonas de lazer protegidas por sombras. Serão ainda criados espaços de ligação entre os diversos edifício que vão funcionar como zonas de encontro e de estada que contribuem para o convívio e descanso seguindo uma tendência cada vez mais comum nos Campus universitários a nível internacional.

Em termos urbanísticos, o Campus constitui-se como peça de charneira entre a Praça de Espanha e o Bairro Azul, e entre Campolide e a Av. Marquês da Fronteira.

O piso térreo funciona como espaço de atravessamento entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e o resto do Campus e, por outro lado, integra áreas de convívio coletivas de estudo e reflexão de grande movimento de pessoas como áreas de estudo 24 horas, biblioteca, cafetaria, restaurante, loja da Universidade, loja de conveniência, reprografia e associações de estudantes. Reformulam-se os pátios de forma a constituírem espaços de estadia tanto com esplanadas para as refeições como para estudo e convívio. A zona contempla ainda uma sala polivalente que pode ser utilizada para exposição, cinema, eventos, concertos, etc. Para os exteriores, o projeto prevê a reconversão do relvado central numa clareira entre orlas arborizadas, que contém percursos e zonas de estadia.

No projeto de requalificação é proposto ainda que os pisos superiores do Antigo Convento dos Jesuítas sejam parcialmente ocupados para a expansão da Faculdade de Direito e a NOVA Information Management School, atualmente já instaladas em Campolide.

Concluída a exposição páblica a inaugurar esta semana, a mesma passará, em itinerância, pelas Faculdades envolvidas com vista a recolher contributos que possam enriquecer a proposta. Prevê-se que final de 2016 estejam prontos os projetos de execução de arquitetura e de arquitectura paisagista, necessários para o lançamento do concurso páblico para a execução da obra que dará vida ao novo campus da Universidade NOVA de Lisboa.