pixel Ciclo de Conversas sobre Marte | Universidade NOVA de Lisboa

Ciclo de Conversas sobre Marte

Ciclo Conversas sobre Marte
15 dezembro 2018

O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA)Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e o Centro Cultural de Belém estão a coproduzir um ciclo de conversas com investigadores sobre as razões para enviar missões tripuladas a Marte e os desafios que as mesmas colocam.

As sessões terão lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, entre outubro deste ano e janeiro de 2019. As conversas serão temáticas, cobrindo o leque de questões que se levantam quando consideramos deixar o nosso planeta de origem e testar a resistência humana numa viagem tão longa, tão longe como nunca antes, e a um ambiente tão inóspito como Marte.

Cada sessão junta dois investigadores convidados que irão responder a perguntas colocadas pelo público e moderadas por conhecidos jornalistas de ciência. Às conversas seguem-se observações astronómicas com telescópios, caso as condições meteorológicas o permitam.

O ciclo de conversas conta ainda com a National Geographic enquanto parceiro de media.

Programação do Ciclo de Conversas

Após décadas de sucessos, fracassos e muita determinação, o sonho de ter os pés bem assentes em Marte é uma ficção cada vez mais real. MARTE 2030 é um ciclo de quatro conversas em interação com o público em que investigadores vão falar sobre a possibilidade de vivermos no planeta vermelho.

Sessões

Sessão 1 – Vida em Marte - 13 outubro 2018

Adriano Henriques (ITQB NOVA) e Zita Martins (ISTécnico)

Moderação: David Marçal (INOVA Media Lab)