pixel Estágio Orquestral temporada D’arcos/ Escola Artística de Música do Conservatório Nacional | Universidade NOVA de Lisboa

Estágio Orquestral temporada D’arcos/ Escola Artística de Música do Conservatório Nacional

8 setembro 2023

 

Os estágios de orquestra são momentos altos na vida de jovens instrumentistas. O processo de pré-seleção, as masterclasses, os ensaios intensivos, remetem para uma realidade profissional que os informa e enforma, numa experiência a todos os níveis gratificante.  

A primeira edição do Estágio Orquestral D’arcos - Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, conta com a presença do jovem clarinetista galardoado Telmo Costa e as obras em concerto constituem, segundo Côrte-Real, uma "evocação elegíaca por uma época conturbada que nos rodeia". 

A decorrer no auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, trata-se de um concerto gratuito. 

Confirmações de presença devem ser enviadas para cultura@unl.pt

--------------------------------

O Concerto para Clarinete K.622 foi estreado a 16 de outubro de 1791, em Praga, a escassas semanas da morte de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), tendo sido escrito a pedido de seu amigo Anton Stadler (1753-1812), clarinetista da orquestra imperial de Viena. Ao longo de 3 andamentos (sendo que o 2º foi imortalizado na banda sonora do filme África Minha), Mozart dá testemunho da felicidade e tristeza, de esperança e resignação, da percepção de que, muitas vezes, tais estados não representam polaridades distintas, mas aspetos simultâneos de uma verdade mais profunda. 

 Obra-prima da construção e retórica musical, com um discurso de grande impulso emotivo, a Sinfonia nº44 de Joseph Haydn (1770-1827) foi escrita entre 1770-1771, para a corte de Esterházy, da qual era mestre de capela. Insere-se no movimento artístico designado por Sturm und Drang, que se manifestou no domínio da música pelo uso de tonalidades menores, dissonâncias, cromatismos e por uma apetência por dinâmicas contrastantes, assim obtendo mudanças drásticas de ambientes e crescendos de intensidade até então inauditos. 

Este movimento lançaria a base para a conceção romântica da sinfonia no séc. XIX enquanto drama musical. 

 

Programa: 

Sinfonia 44 (Manhã), Hob.I:44 - J. Haydn 

I -Allegro con Brio 

II- Minuetto 

III - Adágio 

IV - Finalle: presto 

 

Abertura Secondo Novecento - Nuno Côrte-Real 

 

Concerto para clarinete, K622 - W. A. Mozart 

I - Allegro 

II - Adágio 

III - Rondo: Allegro 

 

Telmo Costa, clarinete 

Nuno Côrte-Real, maestro