Num mundo cada vez mais complexo, comunicar ciência a não especialistas torna-se imprescindível. Cientistas de todas as áreas são desafiados a simplificar a sua mensagem e a interagir com audiências diversas, mas garantir que a mensagem é transmitida e apreendida de forma eficaz, sem nunca perder de vista o rigor, nem sempre é fácil. Este é precisamente o objectivo do curso de comunicação de ciência. Com outras competências transversais, a comunicação precisa de treino: o curso pretende dar as ferramentas para que esse treino possa resultar em melhorias na comunicação. Paradoxalmente, praticar a comunicação de ciência para leigos melhora também a capacidade de comunicação para especialistas: aprendemos a importância de definir bem a mensagem e como é essencial pormo-nos no lugar da audiência, duas regras fundamentais de qualquer comunicação.
Durante dois dias, a forma de comunicar resultados de um projecto de investigação é trabalhada de três formas distintas: perante uma audiência, uma situação de entrevista e a escrita de uma notícia. O ponto de partida é um resumo típico (abstract) dos resultados obtidos até à data no projecto de tese.
Dia 1
Dia 2
No final do curso, os alunos devem estar familiarizados com os desafios da comunicação de ciência a diferentes níveis:
· Organização das ideias
· Simplificação da mensagem
· Foco na audiência
· Postura e voz numa apresentação oral
· Estilo de escrita
· Interacção com os media
Aos estudantes de doutoramento que frequentam a Universidade NOVA de Lisboa
21.ª edição: 14 e 15 de fevereiro 2023 | PRESENCIAL
Dia 14 de Fevereiro - (das 9h00 - 18h00) - (FCSH- (Av. Berna))
Dia 15 de Fevereiro - (das 9h00 - 18h00) - (FCSH- (Av. Berna))
Ana Sanchez, Professora Auxiliar ITQB
António Granado, Professor auxiliar FCSH
Vasco Trigo, Jornalista
Joana Lobo Antunes, Diretora de Comunicação IST
Romeu Costa, Actor
Para o Curso de Comunicação de Ciência, os alunos devem trazer:
1 ECTS (2 dias)
Aulas teóricas - 2h
Aulas práticas - 14h
Leitura/auto-estudo - 12H
Os exercícios de comunicação durante o curso não são avaliados para garantir que os alunos expressam as suas verdadeiras dificuldades e experimentam diferentes soluções.
Como elemento de avaliação formal será considerada a participação nos exercicíos propostos e a conclusão com sucesso de uma apresentação oral, uma notícia e uma entrevista.
Olson, Randy (2009). "Don´t Be Such a Scientist: Talking Substance in an Age of Style". London: Island Press.