Embora a supervisão constitua um dos elementos mais importantes do trabalho académico, a maioria dos supervisores em exercício não recebe qualquer treino específico nesta área. Este curso visa preencher essa lacuna, focando-se nas dimensões da interacção estudante-supervisor como um elemento chave para o sucesso de um percurso de doutoramento. Os tópicos abordados neste curso incluem:
No final, esperamos que o curso possa ajudar os participantes a expandir o leque de abordagens que um supervisor deve usar no seu trabalho de rotina, através da aquisição de novos conhecimentos e competências.
O curso destina-se a doutorados da NOVA (docentes, investigadores e pós-docs), bem como a doutorados de outras instituições (docentes, investigadores e pós-docs) que orientem teses de Doutoramento de estudantes da Universidade NOVA de Lisboa.
O curso é voluntário e gratuito.
(There are no currently scheduled editions of this course.)
(De momento, não há edições deste curso agendadas.)
António Jacinto
José Bleck
Pedro Mateus
A) Livros
The Routledge Doctoral Supervisor’s Companion. Ed. Melanie Walker & Pat Thomson. Routledge, USA, 2010. ISBN 0-203-85176-5
B) Artigos Científicos
Anne Lee (2008). How are doctoral students supervised? Concepts of doctoral research supervision. Studies in Higher Education, Vol 33, No. 3, 267-281
Margot Pearson & Angela Brew (2002). Research Training and Supervision Development. Studies in Higher Education, Vol 27, No. 2, 135-150.