Embora a supervisão constitua um dos elementos mais importantes do trabalho académico, a maioria dos supervisores em exercício não recebe qualquer treino específico nesta área. Este curso visa preencher essa lacuna, focando-se nas dimensões da interacção estudante-supervisor como um elemento chave para o sucesso de um percurso de doutoramento. Os tópicos abordados neste curso incluem:
No final, esperamos que o curso possa ajudar os participantes a expandir o leque de abordagens que um supervisor deve usar no seu trabalho de rotina, através da aquisição de novos conhecimentos e competências.
O curso destina-se a doutorados da NOVA (docentes, investigadores e pós-docs), bem como a doutorados de outras instituições (docentes, investigadores e pós-docs) que orientem teses de Doutoramento de estudantes da Universidade NOVA de Lisboa.
O curso é voluntário e gratuito.
4.ª edição: 03/12 (ter) e 04/12 (qua) | 9h30 - 17h30 | Local: Reitoria da NOVA
Duração: 2 dias
Miguel Xavier
António Jacinto
João Sevilhano
José Bleck
Miguel Xavier
Pedro Mateus
A) Livros
The Routledge Doctoral Supervisor’s Companion. Ed. Melanie Walker & Pat Thomson. Routledge, USA, 2010. ISBN 0-203-85176-5
B) Artigos Científicos
Anne Lee (2008). How are doctoral students supervised? Concepts of doctoral research supervision. Studies in Higher Education, Vol 33, No. 3, 267-281
Margot Pearson & Angela Brew (2002). Research Training and Supervision Development. Studies in Higher Education, Vol 27, No. 2, 135-150.