pixel Academia a Pedalar com dia dedicado ao uso da bicicleta | Universidade NOVA de Lisboa

Academia a Pedalar com dia dedicado ao uso da bicicleta

Apresentação do projeto conta com atividades sobre o uso da bicicleta como meio de transporte abertas ao público em geral

Nova U-Bike Academia a pedalar

Uma conferência sobre os desafios e as oportunidade de utilizar a bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia, zona de exposição, demonstrações e testes de bicicletas, constituem o programa de dia 2 de maio na Universidade NOVA de Lisboa para apresentar o projeto NOVA U-Bike Portugal - “A Academia A Pedalar”. As atividades são abertas ao público em geral e decorrem durante todo o dia, com início marcado para as 9h30, na Reitoria.

A sessão de abertura conta com a presença de José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Sá Fernandes, vereador da Câmara de Lisboa, António Rendas, reitor da Universidade NOVA de Lisboa, de Miguel de Castro Neto, coordenador da NOVA U-Bike Portugal, e Eduardo Feio, presidente do Instituto de Mobilidade e dos Transportes. Marcam também presença Luís Reto, reitor do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico (IST), igualmente associados ao projeto U-Bike.

Às 11h00 inicia-se o painel sobre a Mobilidade suave em meio urbano, com intervenções dedicadas ao papel da indústria na promoção da bicicleta como meio de transporte; a bicicleta como modo de transporte em meio urbano; as infraestruturas cicláveis e o seu papel na alteração de hábitos e mentalidade; e a Plataforma Tecnológica da Bicicleta. Da parte da tarde, às 14h30, será debatido o uso da bicicleta no quotidiano, explorando temas como andar de bicicleta no espaço urbano é uma cultura marginal; mais ciclistas na cidade, o papel das redes sociais para encurtar o caminho da mudança; as app’s como incentivo ao uso da bicicleta em ambiente urbano (Bruxelas vs Lisboa).

Entre as atividades encontra-se ainda um passeio para apresentar as boas práticas de circulação em infraestruturas cicláveis e vias partilhadas que vai ligar as “academias”, num percurso que integra a Universidade NOVA de Lisboa (Campus de Campolide) – IST – ISCTE – FCSH – Universidade NOVA de Lisboa (Campus de Campolide).

Ao longo dia, todos os interessados nesta temática podem ainda deslocar-se ao Campus de Campolide para visitar a zona de exposição e de demonstração e testes de bicicletas e de equipamento dos vários parceiros.

Consulte o programa completo da apresentação do NOVA U-Bike Portugal - “A Academia A Pedalar”.