pixel NOVA acolheu evento FEEF para reduzir o fosso entre a academia e o mercado de trabalho | Universidade NOVA de Lisboa

No passado dia 21 de março, a Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa organizou um evento dinâmico para apresentar os resultados do projeto "From Educators to to Entrepreneurial Facilitators” (FEEF) que tem como objetivo estabelecer uma ligação entre a academia e o setor empresarial.

O projeto FEEF é uma iniciativa do Erasmus+ que equipa educadores com técnicas de facilitação para integrar perspetivas da indústria desde o primeiro dia na sala de aula. Reconhecendo 14 competências pessoais críticas e 10 técnicas de facilitação, este projeto promove experiências de aprendizagem relevantes (ver metodologia FEEF).

Reunindo estudantes, professores e líderes empresariais, o evento promoveu debates sobre o alinhamento das competências dos licenciados com as necessidades do sector. Utilizando o kit de ferramentas FEEF, os participantes aprofundaram a definição de prioridades em matéria de competências transversais, identificando lacunas entre o mundo académico e o mundo empresarial e criando planos de ação para o sucesso dos estudantes.

Através de sessões práticas, os participantes exploraram diversas abordagens para colmatar as lacunas, demonstrando a facilidade de implementação das ferramentas FEEF para um impacto imediato na sala de aula.

O Evento Multiplicador FEEF foi aberto ao público e atraiu participantes de diferentes universidades e empresas dentro e fora de Portugal. Gerido pela Universidade NOVA de Lisboa em colaboração com parceiros, incluindo o Centro Internacional de Empreendedorismo Santander (CISE), a Universidade da Cantábria, a Universidade de Pádua e a Hogeschool Voor Moving Minds (UCLL), o projeto anuncia uma nova era de colaboração entre educação e empresas.

Caso tenha interesse em aceder a mais informação, poderá consultar recursos FEEF no site oficial que inclui o kit de ferramentas, o MOOC, projetos piloto e resultados.