pixel Conferência "Research in Europe" juntou investigadores da NOVA e de Lancaster | Universidade NOVA de Lisboa

Conferência "Research in Europe" juntou investigadores da NOVA e de Lancaster

Evento Research in Europe

Nos dias 10 e 11 de janeiro, o campus de Campolide foi palco da Conferência “Research in Europe”, organizada pela Universidade NOVA de Lisboa em parceria com a Universidade de Lancaster.

Na sessão de abertura, o Reitor da NOVA, Prof. João Sàágua, salientou a importância do aumento das oportunidades de investigação colaborativas defendendo que “é claro que atualmente a investigação de vanguarda apenas pode ser desenvolvida no contexto de redes internacionais relevantes e suportada por financiamento internacional. Este encontro é uma excelente ocasião para que isso seja possível”.

Os dois dias do evento, que contou com participantes e oradores do meio político, académico e empresarial, foram dedicados a discutir projetos científicos comuns, a agenda de investigação europeia e o futuro da colaboração entre as universidades britânicas e as continentais.

Mais de 60 investigadores da NOVA e de Lancaster trabalharam em conjunto com vista a identificar ou estimular o desenvolvimento de ideias para projetos colaborativos por equipas interdisciplinares. Os investigadores foram distribuídos por cinco sessões temáticas – Industry and Competitiveness, Innovative Solutions, Health Challenges & Policies, Societal Impact e Sustainability.

O Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Manuel Heitor, realizou uma intervenção onde salientou a desejável continuidade do trabalho conjunto entre Portugal e o Reino Unido, bem como das suas universidades, independentemente da trajetória do processo do Brexit.

Esta foi, aliás, uma mensagem comum a todos os intervenientes dos vários painéis. O Embaixador Britânico em Portugal, Chris Sainty, e o Dr. Filipe Gaspar, Vice-Presidente de Investigação e Desenvolvimento da Hovione deixaram os seus testemunhos sobre a importância destas parcerias como a existente entre a NOVA e a Universidade de Lancaster.

Veja os vídeos:

- Chris Sainty, Embaixador Britânico em Portugal

- Dr. Filipe Gaspar, Vice-Presidente de Investigação e Desenvolvimento da Hovione

O evento foi mais um passo no sentido do fortalecimento da ligação entre a NOVA e a Universidade de Lancaster que assinaram um Memorando de Entendimento em junho de 2018 tendo como objetivo a exploração de oportunidades para investigação colaborativa, iniciativas de ensino conjuntas e intercâmbio de conhecimento estratégico incluindo internacionalização, desenvolvimento de docentes e recrutamento de estudantes.

O "Research in Europe" foi o segundo evento inserido no ciclo de conferências de âmbito regional promovidas pelo NOVA In The Globe – Instituto para o Desenvolvimento Global, tendo sido precedido pelo "Research in Africa" em setembro.