pixel Conselho de Ética da Universidade NOVA de Lisboa toma posse em cerimónia na Reitoria | Universidade NOVA de Lisboa

O Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, deu ontem posse aos membros do Conselho de Ética da Universidade, numa cerimónia na Reitoria integrada nas V Jornadas NOVAsaúde.

O Conselho de Ética é um órgão consultivo do Reitor para as questões éticas suscitadas pelas atividades desenvolvidas na Universidade NOVA de Lisboa nos domínios da investigação científica, do ensino, da extensão universitária e do funcionamento da Universidade em geral. Tem por missão promover a reflexão e contribuir para a definição de orientações visando a consolidação de uma política de salvaguarda de princípios éticos e deontológicos.

Este órgão é composto por 16 membros, sendo presidido pelo Vice-Reitor da NOVA, Professor José Fragata. No seu discurso de tomada de posse, o Professor explicou que «ter um conselho de ética, necessariamente imbuído na cultura da NOVA, poderá ajudar a missão da Universidade. Poderá este Conselho ajudar a dirimir dilemas que envolvem, desde as compras, à gestão do património, da investigação ao ensino.», tendo ainda acrescentado que a sua ação tem como objetivo «tornar a Universidade mais transparente e muito atrativa para negócios e financiamento, quando olhada do exterior, por ser eticamente sustentável e totalmente transparente».

Confira a lista completa dos membros do Conselho de Ética:

• Professor Doutor José Fragata, que preside;
  • Dr. António José Teixeira;
  • Professor Doutor António Rendas;
  • Professora Doutora Carmo Seabra;
  • Professora Doutora Cristina Costa;
  • Professor Doutor Diogo Pais;
  • Professora Doutora Helena Pereira de Melo;
  • Professor Doutor João Valente Cordeiro;
  • Professor Doutor José João Abrantes;
  • Padre Doutor José Manuel Pereira de Almeida;
  • Professor Doutor Manuel Nunes da Ponte;
  • Professora Doutora Maria Arménia Carrondo;
  • Professora Doutora Maria do Rosário Martins;
  • Dr.ª Paula Martinho da Silva;
  • Dr. Salvador de Mello.
  • Professora Doutora Salwa Castelo –Branco.

Veja as fotografias da cerimónia de tomada de posse do Conselho de Ética na galeria abaixo.