pixel Falecimento da Professora Maria Francisca Xavier | Universidade NOVA de Lisboa

Falecimento da Professora Maria Francisca Xavier

A Universidade NOVA de Lisboa lamenta profundamente o falecimento da Professora Maria Francisca Xavier.

Maria Francisca Xavier faleceu no dia 30 de agosto. Foi docente do Departamento de Linguística desde 1978 até 2014 e investigadora do CLUNL. Professora Associada com agregação, Maria Francisca Xavier era Doutorada em Linguística Comparada pela Universidade Nova de Lisboa, tendo apresentado provas de agregação na área de Linguística Portuguesa em 2005.  Foi responsável por diversos projetos de investigação, sendo de destacar o projeto Corpus Informatizado do Português Medieval, (CIPM).

Presentemente estava envolvida na coordenação do Dicionário de Verbos do Português Medieval. Enquanto docente foi responsável por diversas disciplinas e seminários, sobretudo no domínio da sintaxe.

Ativa e empenhada na vida académica, Maria Francisca Xavier foi, para além de coordenadora do Departamento de Linguística, Presidente do Conselho Pedagógico da NOVA FCSH e Pró-Reitora da Universidade Nova de Lisboa.

Maria Francisca Xavier deixa uma marca profunda em todos os estudantes e colegas que tiveram o privilégio de a conhecer e de partilhar com ela o entusiasmo e a alegria de viver.