pixel Falecimento do Professor Carlos Ferreira de Almeida | Universidade NOVA de Lisboa

Falecimento do Professor Carlos Ferreira de Almeida

O Professor Catedrático Carlos Ferreira de Almeida foi um dos fundadores da NOVA School of Law, à qual dedicou a sua vida académica.

Nascido em Setúbal a 28 de setembro de 1938, Carlos Ferreira de Almeida viria a licenciar-se em 1960 na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde concluiu o mestrado e o doutoramento em ciências jurídicas, este último já em 1992.

A sua tese de doutoramento, Texto e Enunciado na Teoria do Negócio Jurídico, constitui um dos marcos da ciência jurídica portuguesa do séc. XX.

Desde abril de 1996, ao lado de Diogo Freitas do Amaral, deu um contributo decisivo para a criação da NOVA School of Law como hoje a conhecemos, integrando a sua Comissão Instaladora, no âmbito da qual colaborou, designadamente, na elaboração dos seus Princípios Orientadores, bem como na criação dos seus cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento em Direito.

Entre 1999 e 2001, foi Presidente do Conselho Pedagógico e em 2002-2003 assumiu o cargo de Diretor da Faculdade. Foi também na NOVA School of Law que se agregou em Direito Privado, em 2005, e onde desde então deu aulas como Professor Catedrático.

A NOVA está de luto e junta-se à família e amigos do Professor Carlos Ferreira de Almeida a quem expressa os mais sentidos pêsames.