pixel NOVA, Ministério da Cultura e THU lançam projeto para estudantes das indústrias criativas | Universidade NOVA de Lisboa

O protocolo visa estimular a criação artística no domínio digital.

A Universidade NOVA de Lisboa estabeleceu uma parceria com o Ministério da Cultura e a Trojan Horse Was a Unicorn (THU) para a promoção das indústrias criativas na área digital em Portugal.

O protocolo de colaboração, que foi assinado hoje, dia 15 de julho, visa estimular a criação artística no domínio digital, dar visibilidade e novas oportunidades a estudantes e jovens artistas, estimulando o interesse e o acesso à formação nesta área.

De acordo com o Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, “A Universidade NOVA de Lisboa não poderia deixar de se associar a um projeto que tem na sua génese a inovação, a captação e retenção de talento e a aposta na inclusão social. Estes são também pilares estratégicos da NOVA: uma Universidade aberta à comunidade, sem fronteiras, que tem como missão servir a sociedade através do conhecimento”.

André Luís (THU), Graça Fonseca (Ministra da Cultura) e João Sàágua (Reitor da NOVA)

Para desenvolver esta estratégia de estímulo ao dinamismo criativo foi, simultaneamente, lançado o desafio Talent League Portugal destinado a jovens entre os 18 e os 25 anos. Os concorrentes terão de apresentar uma obra de arte digital até ao dia 5 de agosto e os resultados finais serão anunciados no início de setembro. O vencedor irá a Malta assistir à THU2019, evento mundial de entretenimento digital. Haverá ainda prémios para os restantes três melhores trabalhos. Além do concurso, serão organizadas três conferências destinadas a jovens criativos da área digital, com o objetivo de debater o mercado do entretenimento digital.

A primeira conferência realiza-se em Lisboa, no dia 9 de setembro, na LACS Anjos, segue-se Porto, no dia 11 de setembro, na Casa das Artes, e Braga, no dia 13 de setembro, no Museu D. Diogo de Sousa.