pixel Reitor da NOVA partilha alguns dos projetos para o novo mandato em entrevista ao Diário de Notícias | Universidade NOVA de Lisboa

João Sàágua

O Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, Professor João Sàágua, deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde falou sobre alguns dos projetos para o seu segundo mandato.

A propósito da primeira missão da universidade que é o ensino, formar estudantes, referiu “E nós, relativamente aos estudantes, temos agora um compromisso importante e que tem que ver com o emprego. O objetivo é que os estudantes sejam capazes de ter um emprego decente quando acabam a sua formação.” É com este objetivo em mente que a NOVA vai procurar desenvolver nos seus estudantes competências específicas em três áreas fundamentais: a sustentabilidade, o digital e o empreendedorismo.

O Reitor realçou ainda um aspeto decisivo no próximo mandato que identificou como “uma política agressiva para a inclusão” referindo “... o meu problema são as pessoas que não podem ficar para trás. A universidade não se conforma com a ideia - e aqui estou a falar exclusivamente das famílias portuguesas, de jovens que têm talento e vontade e que não estudam porque não têm meios financeiros para isso.” Daí que a abordagem do problema pela NOVA se tenha centrado no reforço do Fundo de Ação Social.  “O Fundo de Ação Social, neste ano, já foi reforçado com 200 mil euros, mas nós queremos chegar rapidamente a um milhão de euros”, referiu o Reitor.

Saiba como é utilizado este Fundo e conheça outras projetos em curso e para o futuro. Leia toda a entrevista.