pixel O ano fundacional da NOVA Cairo | Universidade NOVA de Lisboa

O ano fundacional da NOVA Cairo

A aventura de lançar um campus fora do território nacional está a começar, com o início do foundation programme, dedicado a alunos pré-universitários

O dia 2 de outubro marca o início de uma outra vida além-fronteiras para a NOVA, com a abertura das instalações da NOVA Cairo para receber os seus primeiros alunos, inscritos no foundation programme.

Dedicada ao ensino pré-universitário, esta primeira oferta da NOVA Cairo tem como objetivo ajudar os alunos na sua adaptação ao Ensino Superior europeu, tanto do ponto de vista académico como cultural. Oferecido com o mesmo foco no rigor e excelência, de acreditação nacional e standars europeus, será lecionado no The Knowledge Hub, campus erguido na região da nova capital administrativa do Egito e onde está instalada a NOVA Cairo.

Com este passo, a NOVA torna-se a primeira e única universidade portuguesa com um campus fora do território nacional – uma iniciativa pioneira que se insere na estratégia de internacionalização da Universidade, em particular para a região da África Mediterrânica. Nesse âmbito, destaca-se já também a conferência global da EDUNIVERSAL – empresa de classificação universitária responsável pelo ranking anual de escolas de negócios em mais de 150 países.

Promovida pela American University of Cairo, terá como orador o Vice-Reitor da NOVA que coordena a área do Ensino e Desenvolvimento Internacional, João Amaro de Matos, cuja apresentação versará os desafios agora em cima da mesa - "Challenges and opportunities of partnering with the mother university: the example of Nova Cairo" - no painel "The future of internationalisation for Business Schools". O evento conta ainda com a participação do Diretor da NOVA Cairo, Francisco Caramelo.

A NOVA Cairo acolhe também, a 6 e 7 de dezembro, a QS Reimagine Education Awards and Conference, que decorre pela primeira vez fora de Londres. Organizada pela QS Quacquarelli Symonds (responsável pelo prestigiado World University Rankings), a conferência é aberta a projetos inovadores na área da educação e os prémios, reconhecidos como os 'Óscares da Educação', são o maior programa global de prémios para o ensino e aprendizagem.

Nesse evento, será também conhecida a nova estratégia da NOVA para o Ensino, a implementar na universidade até 2025, e que é fruto de todo um primeiro semestre dedicado à inovação pedagógica.