pixel CEMAR abre Concurso para 20 Bolsas de Investigação em Ciências do Mar | Universidade NOVA de Lisboa

CEMAR abre Concurso para 20 Bolsas de Investigação em Ciências do Mar

O consórcio pretende contribuir para a formação em ciências fundamentais de cientistas oriundos de países de língua portuguesa.

O Consórcio de Escolas de Ciências do Mar (CEMAR), que a Universidade NOVA de Lisboa integra, tem como objetivo o desenvolvimento sustentável e contínuo de atividades de I&D que garantam a formação em ciências fundamentais de cientistas oriundos de países de língua portuguesa. Empenhado em promover a excelência da investigação na área das Ciências do Mar, o CEMAR anunciou no dia 1 de setembro a abertura da segunda edição do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento nesta área.

O concurso oferece um total de 20 bolsas financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, I.P.), em conformidade com o Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e o Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI). As bolsas visam promover a investigação nas Ciências do Mar e são parte de um Protocolo de Colaboração entre a FCT e o CEMAR, inserido no âmbito do Centro Ciência LP.

As bolsas de investigação para doutoramento, renováveis até ao máximo de quatro anos (48 meses), destinam-se a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor nas Escolas de Ciências do Mar, das universidades portuguesas integrantes do CEMAR, ao abrigo dos seus Programas de Doutoramento. Para mais informações sobre este concurso e os seus requisitos, consulte o Aviso de Abertura de Concurso, ou o site Euraxess.

O período de candidaturas estará aberto de 1 de setembro de 2023 até às 23h00 (hora de Lisboa) de 30 de novembro de 2023. Os interessados devem submeter as candidaturas e documentos de suporte exclusivamente através do email cemarphd@ualg.pt, como indicado no Aviso de Abertura de Concurso.