pixel EUTOPIA Talks na NOVA Cairo: reveja aqui as três palestras que já decorreram com investigadores da aliança de universidades europeias de que a NOVA faz parte  | Universidade NOVA de Lisboa

EUTOPIA Talks na NOVA Cairo: reveja aqui as três palestras que já decorreram com investigadores da aliança de universidades europeias de que a NOVA faz parte 

O campus da NOVA na capital egípcia, o primeiro de uma universidade portuguesa além-fronteiras, acolherá ao longo de 2024 uma série de talks com investigadores de topo dos vários parceiros da EUTOPIA, a aliança de universidades europeias de que a NOVA faz parte.  

Intituladas "Bridging Continents through Scientific Dialogues", decorreram já três palestras. 

A primeira, em 11 de fevereiro, ficou a cargo de Antonio Luna Garcia, professor associado da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, e foi dedicada ao tema “Cidades no limite. desafios de sustentabilidade para as cidades mediterrânicas. Contos de Barcelona” – apresentando os desafios enfrentados pelas cidades mediterrâneas contemporâneas e explorando questões como habitação, mobilidade, governança e processos metabólicos urbanos.   

Assistir aqui

Na 2ª sessão, que decorreu a 25 de fevereiro, Damijan Miklavcic, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade de Ljubljana, explicou as complexidades e aplicações interdisciplinares da Eletroporação, uma tecnologia absolutamente revolucionária que se espera venha a ter implicações profundas em vários campos – desde o aumento da eficácia dos medicamentos no tratamento do cancro até ao seu potencial na ablação cardíaca.  

Assistir aqui

Na 3ª talk, que decorreu no dia 10 de março, o tema em cima da mesa foi a Inteligência Artificial e a Arqueologia. Marcello Pelillo, professor de Ciência da Computação e Inteligência Artificial na Universidade Ca’ Foscari de Veneza, apresentou o caso do RePAIR – acrónimo de “Reconstruindo o Passado: Inteligência Artificial e Robótica encontram o Património Cultural” – iniciativa inovadora que integra robótica, visão computacional e inteligência artificial para revolucionar a pesquisa arqueológica. No caso, o primeiro objetivo do RePAIR é reconstruir os frescos partidos de Pompeia.  

Assistir aqui

 

NOVA no Cairo como em Lisboa  

NOVA Cairo é o primeiro campus de uma universidade portuguesa no estrangeiro e está localizado nos arredores do Cairo, onde está a ser construída a nova capital do Egito.   

Cinco cursos diferentes da Nova School of Business and Economics, da NOVA School of Technology Executives e da NOVA Information and Management School são propostos aos alunos deste primeiro campus português no norte de África. Os cursos e exames são em inglês, e os mesmos conteúdos e metodologias são seguidos simultaneamente no Cairo e em Lisboa.