pixel João Paulo Crespo | Diretor do ITQB NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

João Paulo Crespo | Diretor do ITQB NOVA

O ITQB NOVA é uma unidade orgânica com característica únicas na NOVA e no panorama das Universidades Portuguesas. Sendo um instituto focado no desenvolvimento de investigação no domínio das Ciências Biológicas e da Química, integra de forma indissociável investigação com os seus programas de ensino – mestrados e doutoramentos. Os nossos estudantes são envolvidos desde o início em projetos de investigação, participando no desenvolvimento de conhecimento e na criação de valor científico, económico e social. 

O ITQB NOVA integra cerca de 120 docentes/investigadores, 65 colaboradores não investigadores, 300 estudantes de doutoramento e 200 de mestrado. A forte interligação entre investigação e ensino contribui de forma visível para um ambiente de trabalho criativo, estimulante e participado. O ITQB dispõe de infraestruturas modernas, como o Centro de Imagiologia Bacteriana ou as estufas equipadas para a análise automática das plantas, e é o ponto principal da rede nacional de Ressonância Magnética Nuclear. Em conjunto com o iBET, seu parceiro de longa data, dispõe ainda de um centro de espectrometria de massa de referência. 

O ITQB NOVA está localizado na Estação Agronómica Nacional em Oeiras, num enquadramento que fortalece as relações de colaboração com as instituições vizinhas, INIAV e iBET, nas áreas da investigação agrária e da produção de fármacos e terapias inovadores. 

A grande projeção científica internacional do ITQB NOVA reforça o seu papel junto da comunidade local. Da sólida parceria com o Município de Oeiras, salientam-se as inúmeras iniciativas para o envolvimento da sociedade com a ciência e a promoção do empreendedorismo