pixel NOVA promove alargamento de competências de doutorados a nível internacional  | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA promove alargamento de competências de doutorados a nível internacional 

O projeto chama-se DocEnhance e tem como objetivo o aumento das competências transversais de doutorados e seus supervisores, além de uma maior ligação às empresas nacionais e europeias

Chama-se DocEnhance (docenhance.eu) e foi o formato escolhido por um grupo de instituições de ensino europeias, do qual a NOVA é parceira, para responder a desafios específicos da formação ao longo da vida – como é o caso da necessidade de inovação na investigação e formação em programas de doutoramento, juntamente aos definidos pela Agenda da Modernização e pela Agenda de Novas Competências, no programa Horizonte 2020. 

Além disso, tem ainda no seu ADN a promoção de uma cultura de cooperação entre os setores académico e não académico, envolvendo ativamente os interessados de ambos os sectores em todas as fases do projeto.   

 Para o concretizar, está a ser desenvolvida uma plataforma dinâmica e adaptável para a colaboração online. Será uma ferramenta que reunirá os recursos de formação desenvolvidos, a disponibilizar gratuitamente a todos, e que podem ser facilmente adaptados às necessidades locais. Além disso, todos podem contribuir, já que o objetivo é criar uma rede dinâmica que incentive a partilha de informação. 

A NOVA é parceira desta iniciativa, em conjunto com uma série de universidades europeias (Aristotle University of Tessaloniki, European University Foundation, Fundacion Universidade-Empresa, Karlstad Universitet, Maastricht University, Univerzita Mateja Bela, Tampere University, Technical University of Munich, The Artic University of Norway, Universidad de Alcalá, University of Chemistry and Technology of Prague, University of Ghana), e a par de outras instituições, como a Confederation of Norwegian Entreprise, a start-up internacional Tree of Science, o grupo Addeco ou o Innovation Executive Hub e a associação All Digital, sediada em Bruxelas.   

O evento final do projeto decorre na NOVA, em Dezembro próximo, no formato presencial ou online.   

 

 

Melhorar as Competências Transferíveis no Ensino do Doutoramento   

Data: 13. Dezembro 2022   

Hora: 9:30 - 19:00 CET   

Local: Universidade NOVA de Lisboa 

Inscrições aqui