pixel Universidade NOVA de Lisboa atribui título Doutor Honoris Causa a Gilberto Gil  | Universidade NOVA de Lisboa

Universidade NOVA de Lisboa atribui título Doutor Honoris Causa a Gilberto Gil 

A distinção marca as celebrações dos 50 anos da Universidade e reconhece a extraordinária contribuição de Gilberto Gil para a cultura internacional e o legado que deixa ao longo de várias décadas. A cerimónia está agendada para dia 31 de outubro. 

“Para a Universidade NOVA de Lisboa, é uma honra e um privilégio distinguir Gilberto Gil, símbolo da cultura lusófona e inspiração para várias gerações. Tal como Gilberto Gil, também a NOVA acredita no poder transformador da Educação e na importância da Cultura como pilar fundamental da sociedade. Esta homenagem representa, também, o nosso compromisso com a excelência e a diversidade, valores que tão vividamente personifica”, explica João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa. 

A atribuição do título Doutor Honoris Causa a Gilberto Gil será também ponto de partida para o Ciclo Brasil na NOVA – em homenagem a Gilberto Gil, um conjunto de concertos e iniciativas pensadas para fazer ecoar a obra de Gil e refletir sobre ela a partir da Universidade como espaço de interrogação, e para o qual haverá bilhetes à venda muito em breve. 

O ciclo arranca no dia 22 de outubro com o concerto “Ventos do Brasil e de Portugal”, primeira data de um ciclo de repertório luso-brasileiro que resulta de uma colaboração entre a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da NOVA FCSH e a Embaixada do Brasil e em que será interpretado um arranjo inédito do compositor italiano Aldo Brizzi sobre "Domingo no Parque". Contará ainda com concertos de Júlio Resende e António Zambujo e do músico e professor brasileiro José Miguel Wisnik. 

Gilberto Gil está a comemorar os 60 anos de carreira, dos quais mais de 50 foram passados em tournée por todo o mundo. Foi premiado com 9 Grammy Awards, nomeado Artista da Paz pela UNESCO e Embaixador da ONU para a agricultura e alimentação, e galardoado com várias condecorações e prémios, como a Légion d’ Honneur de França, o prémio Polar de Música do Ano, concedido pela Academia Real Sueca de Música, entre outros. 

 

PROGRAMA

31 de Outubro| Cerimónia de Doutoramento Honoris Causa Gilberto Gil 

Local e horário: Auditório da Reitoria, das 14h00 às 15h00

Padrinho: Prof. João Amaro de Matos, Vice-reitor para o Ensino e Desenvolvimento Internacional 

 OradoresProf.ª Clara Rowland (Pro-reitora para a Cultura) e Prof. Manuel Pedro Ferreira, diretor do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da NOVA FCSH. 

Momento musical: Júlio Resende 

 

Garanta o seu lugar: inscrições aqui!

 

Mais informações

Unidade de Cultura e Apoio a Eventos

T +351 21 371 56 00 • Ext 1242  

 

Conheça aqui todo o programa das celebrações dos 50 anos da Universidade NOVA de Lisboa