pixel A tecnologia ao serviço do doente: CoLAB “Value for Health” permite que pacientes submetidos a cirurgia cardíaca sejam monitorizados em casa | Universidade NOVA de Lisboa

VOH CoLAB

O Laboratório Colaborativo Value for Health (VOH.CoLAB), do qual a NOVA é um dos parceiros, está, desde janeiro, a trabalhar em conjunto com o Hospital de Santa Marta na telemonitorização a partir de casa de pacientes que foram submetidos a cirurgia cardíaca. O recurso à tecnologia permite que os pacientes tenham alta mais cedo, conseguindo assim libertar camas para dar resposta a outros doentes e reduzir custos ao hospital.

A recuperação é monitorizada à distância através de um conjunto de aparelhos que incluem uma balança, um medidor de tensão, um telemóvel e uma pulseira. Os dados recolhidos a partir destes mecanismos tecnológicos são recebidos pelo Laboratório Colaborativo, que procede à sua análise e prepara um relatório que é partilhado com o hospital. A partir dessas conclusões e da comunicação constante com o paciente, os profissionais de saúde conseguem assim manter a vigilância ativa do estado de saúde.

Descubra mais sobre este projeto nesta reportagem da TVI.

Sobre o Value for Health CoLAB (VOH.CoLAB)

O Value for Health CoLAB é uma organização privada sem fins lucrativos multidisciplinar cuja missão é ajudar pessoas e organizações em todo o mundo a medir o valor em saúde, capacitando todos a tomar as decisões corretas. Possui o título “Laboratório Colaborativo”, concedido pela Fundação Portuguesa de Ciência e Tecnologia (FCT), desde 2018.

São parceiros fundadores a Universidade NOVA de Lisboa, a José de Mello Saúde, a Vodafone Portugal e a Fraunhofer Portugal. O consórcio reúne competências e recursos centralizados para acelerar a reestruturação fundamental da prestação de serviços de saúde tendo em vista uma mudança de paradigma na assistência médica, baseada no valor e no empoderamento do paciente. Ao recorrer à inovação digital, o CoLAB tem como objetivo apoiar a avaliação realista dos resultados relacionados com saúde, analisando os custos associados aos mesmos e criando um entendimento partilhado do valor em saúde entre as partes interessadas (incluindo o cidadão).

Mais informações no site do VOH.CoLAB