pixel Robô "Júlia 1" vai descontaminar espaços e combater a pandemia | Universidade NOVA de Lisboa

Robô "Júlia 1" vai descontaminar espaços e combater a pandemia

O UNINOVA - Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA participa em projeto que pretende que o robô "Júlia 1" seja capaz de  descontaminar, de forma prática e eficiente, espaços de grande dimensão, como unidades de saúde, fábricas, escritórios ou centros comerciais.

A equipa multidisciplinar está a combinar características de diferentes dispositivos existentes no mercado num dispositivo sustentável que utiliza tecnologia verde. A solução, que recorre a radiação ultravioleta, permite uma desinfeção do ar e superfícies de forma eficaz, segura e autónoma.

Este projeto, que durará seis meses, resulta do protocolo de cooperação que ainda inclui a Somincor, concessionária das minas de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde (Beja) e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, em Beja.