pixel Alunos da NOVA vencem Angelini University Award | Universidade NOVA de Lisboa

Alunos da NOVA vencem Angelini University Award

Os alunos da Nova School of Business and Economics (Nova SBE) Carlos Teixeira e Miguel Resende venceram o Angelini University Award 2014/2015 com um projeto para promover a sustentabilidade do Sistema Nacional de Saáde (SNS). Os dois finalistas da licenciatura em Economia foram ainda distinguidos com o Prémio do Páblico para a Melhor Apresentação na cerimónia de entrega de prémios que teve lugar na passada quinta-feira em Lisboa.

Carlos Teixeira e Miguel Resende criaram uma plataforma com três valências interligadas que vai permitir responder às necessidades dos diferentes páblicos do Sistema Nacional de Saáde: médicos, enfermeiros, gestores, investigadores e cidadãos/pacientes. A plataforma deverá funcionar como um autêntico computador de bordo, permitindo não só fazer um diagnóstico pormenorizado do status do SNS mas também potenciar o desenvolvimento e formação dos profissionais de saáde, bem como dinamizar a divulgação de informação junto de todos os utilizadores do SNS, nomeadamente cidadãos/pacientes.

Para a conceção e desenvolvimento deste projeto, os dois estudantes contaram com a orientação do Professor Pedro Pita Barros e do Nova Healthcare Research Initiative, o centro de conhecimento científico da Nova SBE especializado em Economia da Saáde.

Para Carlos Teixeira, um dos estudantes premiados, o que mais o atraiu neste desafio foi a possibilidade de equilibrar conceitos como eficiência/resultados com o valor da vida e os cuidados básicos de saáde. Consciente da complexidade do desafio, o estudante atribui parte do sucesso do projeto à qualidade do acompanhamento proporcionado pela Nova SBE, nomeadamente às competências da Escola na produção e divulgação de conhecimento científico na área da Economia da Saáde. "A rede de contactos, o apoio docente que temos tido e o conhecimento que temos absorvido têm sido tremendos, mantendo o nosso entusiasmo em níveis muito altos. Estes três ingredientes são essenciais e devem ser prescritos a qualquer aluno para uma "saáde académica de ferro", afirmou.

O segundo classificado do Angelini University Award 2014/2015, com o tema "A Sustentabilidade do SNS", foi o projeto "Adequação dos Internamentos Hospitalares por diabetes e o seu Impacto Financeiro para o SNS" desenvolvido por Ana Luísa Antunes e Leandro Luís do XLIII Curso de Especialização em Administração Hospitalar e orientado pelo Prof. Doutor Carlos Costa da Escola Nacional de Saáde Páblica da Universidade NOVA de Lisboa.

atualizada 9.novembro.2015