pixel Cientistas da NOVA descobrem que proteína pode desempenhar papel-chave na doença de Parkinson | Universidade NOVA de Lisboa

Foi recentemente publicado na revista científica Human Molecular Genetics um estudo liderado por dois investigadores do Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa, Sandra Tenreiro e Tiago Outeiro, que descreve o efeito de uma proteína, a beta-sinucleína, até agora pouco valorizada no contexto da doença de Parkinson.

Ao longo do tempo, a investigação desta doença centrou-se fundamentalmente nos mecanismos de ação de uma outra proteína, a alfa-sinucleína. Neste estudo, os cientistas demonstram que uma proteína da mesma família, a beta-sinucleína, poderá ter também um papel importante no desenvolvimento desta doença degenerativa.

A novidade do estudo foi que a proteína beta-sinucleína também pode ser tóxica para as células e que os alvos celulares desta toxicidade são semelhantes aos conhecidos para a proteína alfa. Para além disso, estas duas proteínas (alfa- e beta-sinucleína) são capazes de se ligar entre si, o que produz um efeito aditivo e se pode traduzir numa maior predisposição para a doença de Parkinson.

"Quase 200 anos depois da descoberta desta doença continuamos sem cura para estes doentes", referiu a investigadora Sandra Tenreiro. Para o investigador Tiago Outeiro, "mais do que demonstrar a toxicidade da proteína beta-sinucleína, o nosso estudo abre portas a novas perguntas e relembra-nos que há ainda muito a fazer para se compreender a base molecular destas doenças a que chamamos sinucleinopatias", e onde se enquadra a mais conhecida, a doença de Parkinson.

A doença de Parkinson afeta cerca de 20 mil pessoas em Portugal, e muitos milhões por todo o mundo. Os námeros têm aumentado muito devido ao envelhecimento da população, e não tem ainda cura, o que acarreta custos sócio-económicos cada vez mais elevados.

Artigo: Tenreiro S, Rosado-Ramos R, Gerhardt E, Favretto F, Magalhães F, Popova B, Becker S, Zweckstetter M, Braus GH, Outeiro TF (2015) Yeast reveals similar molecular mechanisms underlying alpha- and beta-synuclein toxicity. Hum Mol Genet. 2015 Nov 18. pii: ddv470.