pixel Docente da NOVA condecorado pelo imperador japonês | Universidade NOVA de Lisboa

Docente da NOVA condecorado pelo imperador japonês

O "grande contributo na divulgação da história do Japão e promoção do entendimento mátuo e dos laços de amizade entre o Japão e Portugal" é o motivo apontado por Akihito, imperador japonês, para distinguir João Paulo Oliveira e Costa com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta. Como motivos adicionais é também citado o papel do docente no "aprofundamento das relações com o Japão", o seu contributo "a nível internacional na área de estudos japoneses" e a sua importância para o "incremento do entendimento mátuo e da divulgação da cultura japonesa em Portugal", lê-se num comunicado de imprensa divulgado pela Embaixada do Japão em Portugal.

Professor Catedrático do Departamento de História e investigador e Diretor do Centro de História d’Aquém e d’Além Mar (CHAM), unidade de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, João Paulo Oliveira e Costa considera que "a distinção agora recebida é um novo estímulo para prosseguir os estudos" a que se dedica há trinta anos, afirmou.

Entre os diversos trabalhos de João Paulo Oliveira e Costa sobre o país e cultura japonesa distinguem-se as publicações O Japão e o Cristianismo no século XVI, Portugal e o Japão: o século namban, a sua participação nos trabalhos "Japanese Christians (16th-17th centuries): an original community", "The Brotherhoods (Confrarias) and Lay support for the Early Christian Church in Japan", a sua tese de doutoramento sobre "O Cristianismo no Japão e o episcopado de D. Luís Cerqueira" e a publicação do "Bulletin of portuguese japanese studies", do CHAM, a primeira revista de humanidades integralmente em inglês publicada em Portugal.

Informações adicionais sobre o trabalho de João Paulo Oliveira e Costa

Leia o comunicado de imprensa da Embaixada do Japão