pixel Eurovisão e Festival da Canção em debate na NOVA FCSH | Universidade NOVA de Lisboa

Eurovisão e Festival da Canção em debate na NOVA FCSH

17 fevereiro 2018
Local:
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH)

Eurovisions: Perspectives from the Social Sciences, Humanities and Arts é o título da conferência internacional que terá lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA no dia 17 de fevereiro e que dá início a um ciclo de conferências sobre os dois maiores eventos musicais e televisivos em Portugal e na Europa: o Festival RTP da Canção e o Festival Eurovisão da Canção.

O ciclo de conferências Eurovisions, cuja organização conta com a presença da RTP e da União Europeia de Radiodifusão (UER), tem como objetivo reunir investigadores de toda a Europa para refletirem sobre a posição privilegiada que estes eventos assumem nos campos mediático, musical, social e económico.

A primeira sessão conta com a presença de personalidades como Adelaide Ferreira, Eládio Clímaco ou Nuno Galopo. As sessões posteriores terão lugar entre 7 e 9 de maio, já no período da semana eurovisiva.

Embora o Festival da Eurovisão seja alvo de investigação académica mais intesa, o Festival RTP da Canção começa também agora a ser explorado. O Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) da NOVA FCSH, com apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), está a lançar as bases académicas que contextualizam cientificamente este Festival.

Consulte o programa completo e saiba mais sobre esta iniciativa no site da NOVA FCSH.