pixel Concerto Orquestra Metropolitana - Tchaikovsky / Dvořák | Universidade NOVA de Lisboa

Concerto Orquestra Metropolitana - Tchaikovsky / Dvořák

27 maio 2022

Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa

Foi há já mais de dezasseis anos, em 2004, que a violoncelista Raquel Reis interpretou à frente da OAM as Variações sobre um Tema Rococó de Tchaikovsky. Havia concluído recentemente a licenciatura de Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra. Três anos depois ingressou na Orquestra Gulbenkian, onde tem vindo a construir uma carreira brilhante.

A celebração dos 30 Anos da Metropolitana é agora pretexto para o reencontro, uma vez mais com o maestro Jean-Marc Burfin e a mesma melodia «rococó» que se transforma em sucessivas variações pela mão do compositor russo.

Desta vez, Raquel irá também interpretar Florestas Silenciosas de Dvořák, uma curta e deliciosa peça composta em 1883 para piano a 4 mãos, mas que se transformaria uma década mais tarde na versão para violoncelo e orquestra que hoje conhecemos melhor.

O programa termina no registo bucólico da Sinfonia N.º 8 do mesmo Dvořák, uma Sinfonia Pastoral que nos embala em sonoridades rústicas, padrões rítmicos dançáveis e boa disposição.

Bilhetes à venda no site da Metropolitana.