O curso de Desenvolvimento de Competências Académicas (Research Skills Development Course – RSD) é um curso residencial, com a duração de quatro dias e três noites.
Visa abordar um conjunto de competências académicas transversais (ex: comunicação, trabalho em equipa, gestão de tempo), essenciais a qualquer estudante que esteja a iniciar o seu doutoramento.
Temos como objetivo cobrir os diferentes aspetos do processo doutoral, num ambiente de formação descontraído e envolvente. Não se pretendendo substituir a uma formação em metodologias de investigação, o curso tem como objetivo uma formação global e transversal às diferentes áreas científicas de origem. Assim, os estudantes irão trabalhar com colegas de outros domínios científicos e, no âmbito de uma equipa multidisciplinar, terão oportunidade de refletir sobre o seu impacto na dinâmica de um grupo, recebendo também feedback sobre a sua prestação individual.
Os participantes são encorajados a participar ativamente durante todo o curso, a envolverem-se em todas as atividades, quer as realizadas em ambiente de sala de aula, quer no exterior e a discutirem, com os colegas, as suas experiências durante o processo doutoral.
No final do curso serão recolhidos todos os comentários e sugestões que os estudantes desejem fazer e que contribuam para a melhoria da formação.
CURSO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ACADÉMICAS - DESCRIÇÃO DO CURSO RSD (PDF)
Aos estudantes que frequentam o primeiro ano do programa doutoral na Universidade NOVA de Lisboa (preferencial).
26ª edição: 22/09 a 25/09/2017 (6ªf a 2ªf ) | Local: Convento da Arrábida | Edição em Língua Portuguesa (ESGOTADO)
Consulte o horário aqui.
Nota: O curso é gratuito para doutorandos da NOVA, incluindo refeições, transporte coletivo e alojamento.
Os estudantes ficam acomodados em quartos duplos.
2 ECTS (4 dias e 3 noites)
Consulte o número de horas por atividade aqui.
Patrícia Rosado Pinto (NMS|NMS)
Alexandra Dias Santos (Externa)
Elsa Caetano (NOVA Escola Doutoral)
Guilherme Victorino (NOVA IMS)
Joana Marques (NOVA Escola Doutoral)
João Cordeiro (ENSP/NOVA)
Roberto Henriques (NOVA IMS)
Relatório escrito onde o estudante deverá mencionar três ideias-chave retidas durante o curso e que o estudante deseje valorizar. Deverão também ser explicitadas as razões da escolha (1 pág. max.).
Criatividade:
Dinâmicas de grupo:
Nota: O material de apoio (Learning Journal) será entregue em suporte de papel durante o curso, para que os participantes
possam acompanhar a abordagem dos diferentes tópicos e registar os seus apontamentos. Não é necessário fazer leituras prévias.