A NOVA tem particular preocupação com a inserção na vida ativa dos seus estudantes, de todos os ciclos de estudos. Essa preocupação começa desde o primeiro dia em que o estudante se inscreve na NOVA, fornecendo-lhe as competências e ferramentas para a procura de emprego, seja online, através do Portal de Emprego da NOVA ou com o apoio dos gabinetes de carreiras e inserção profissional disponíveis nas várias unidades de ensino.
O percurso do estudante após a obtenção do grau é também acompanhado com especial atenção. Este aspeto está, sobretudo, a cargo do Observatório de Inserção Profissional dos Diplomados da Universidade NOVA de Lisboa (OBIPNOVA), a funcionar desde 2011. O OBIPNOVA analisa os diplomados nos três grupos (licenciados, mestres e doutores), tendo sido planeado para um período de observação de dez anos, com início em 2010.
São aplicados anualmente questionários, por via telefónica, para avaliar a situação perante a atividade dos indivíduos que se diplomaram no ano anterior ao da inquirição. Quinquenalmente, aplica-se um questionário mais extenso para reconstituir o trajeto profissional dos diplomados desde a obtenção do grau, cinco anos antes, até ao momento da inquirição.
O OBIPNOVA - Observatório da Inserção Profissional dos Diplomados da Universidade NOVA de Lisboa, constituído por iniciativa da Reitoria da NOVA, envolve todas as unidades orgânicas da Universidade, respondendo à necessidade de produzir informação que seja:
Relatório síntese – Percurso de inserção profissional dos diplomados da NOVA entre 2010 e 2018
Inquérito quinquenal à coorte de diplomados de 2009/2010 - Relatório Síntese
Prof. Doutor Miguel Chaves, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
e-mail: miguel.chaves@fcsh.unl.pt