pixel Falecimento do Professor Eduardo Lourenço | Universidade NOVA de Lisboa

Falecimento do Professor Eduardo Lourenço

O falecimento do Professor Eduardo Lourenço ocorrido ontem, constitui uma perda para o nosso país e para a cultura portuguesa que importa neste momento realçar.

Eduardo Lourenço, ao longo da sua vida, muita da qual passada fora do território pátrio, em França, demonstrou ser um intelectual brilhante, juntando a sua capacidade de ensaísta às de um crítico quase sempre construtivo e sempre atento à realidade portuguesa, europeia e do mundo contemporâneo, refletindo e ajudando o pensar de sucessivas gerações sobre as nossas culturas, realidades e identidades.

Esses seus atributos, bem patentes na sua produção intelectual e nos seus atos de cidadania, e imbuídos de uma enorme serenidade e humanidade, levaram a Universidade NOVA de Lisboa a conceder-lhe em 1998 o Doutoramento Honoris Causa.

Neste momento, em nome da NOVA quero apresentar as nossas sentidas condolências à família do Professor Eduardo Lourenço pela perda deste colega, intelectual brilhante e português emérito.

João Sàágua

Reitor