pixel Mensagem do Reitor para a Comunidade NOVA - 9 abril | Universidade NOVA de Lisboa

Mensagem do Reitor para a Comunidade NOVA - 9 abril

João Sàágua

Caras e caros membros da Comunidade NOVA,

Nesta época, em que nos habituámos a ter uma pausa nas nossas actividades, mercê das férias lectivas, não quero deixar de vos dirigir algumas palavras, agora que vivemos tempos que nos põem permanentemente à prova, como pessoas e como membros da nossa Comunidade.

A necessidade de um recolhimento para a defesa da nossa saúde, da segurança dos que nos são mais próximos e, em geral, dos nossos concidadãos tem sido para todos nós a prioridade. E a NOVA pôs, desde início, um grande ênfase e um enorme esforço na criação e no fomento destas condições para todos os seus membros.

Mas, lançámos ao mesmo tempo um ambicioso projecto: o de não parar nenhuma das atividades essenciais, adaptando-as rápida e eficazmente à nova realidade, vencendo os desafios que as circunstâncias nos impuseram. Identificámos, de imediato, as áreas críticas, no ensino, na investigação – aqui com atenção especial aos nossos laboratórios que possam contribuir para combater a COVID – na ligação à sociedade e na administração da universidade, e mantivemos abertas, para todos os que delas precisam, as nossas residências universitárias e cantinas.

No final, posso dizer-vos que a NOVA está a funcionar, de forma inabitual, mas com a qualidade de sempre. Todos contribuímos para isto, e é algo de que todos nos devemos orgulhar! Temos agora que persistir sempre e continuar a adaptarmo-nos quando necessário. E estou certo que o faremos, ganhando este ano académico em todos os aspectos que verdadeiramente importam. Este é o nosso próximo desafio.

Termino, dirigindo-me a vós institucional e pessoalmente.

Institucionalmente, cabe-me o grato dever de agradecer a todos, docentes, investigadores e funcionários, que se empenharam incondicionalmente em manter a NOVA a funcionar. E dirijo uma palavra de gratidão muito especial aos alunos, que constituem a razão da nossa existência e que se adaptaram de forma extraordinária a todas as inesperadas mudanças.

Pessoalmente, peço a todos que aceitem um abraço amigo.

Boa Páscoa para vós e para os que vos são queridos.

João Sàágua