pixel NOVA participa na criação de Centro UNESCO de Formação Avançada em língua portuguesa | Universidade NOVA de Lisboa

As seis principais Escolas de Engenharia portuguesas unem-se para promover o reforço da formação e a contratação de investigadores doutorados provenientes de países de língua portuguesa.

Universidade NOVA de Lisboa, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT NOVA), participa no Consórcio de Escolas de Engenharia (CEE), que assinou dia 24 de julho protocolos de colaboração com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Direção-Geral do Ensino Superior.

Os protocolos pretendem promover a formação avançada de cientistas em língua portuguesa, estimular a modernização progressiva e a reestruturação do ensino da engenharia no contexto universitário europeu. Destes acordos resulta a criação do Centro UNESCO, iniciativa que irá apoiar a formação de docentes e de investigadores em países de língua portuguesa e capacitando-os da melhor forma para os desafios do futuro.

A fase inicial de desenvolvimento deste Centro será lançada com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia através de concursos internacionais para o apoio a bolsas de doutoramento e contratos de investigadores doutorados. No calendário de ação ainda estão previstos durante este ano a celebração de novos protocolos e parcerias que permitam investimento exterior ao projeto e o lançamento do concurso de bolsas que deverá decorrer durante o mês de setembro.

A cerimónia que teve lugar no Theatro Thalia, com a presença da Ministra Maria do Rosário Sambo, de Angola, do Ministro Daurtarin Costa, da Guiné-Bissau, da Ministra Maritza Rosabal Peña, de Cabo Verde e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, de Portugal.

Este evento serviu de igual modo para oficializar o CEE que reúne as principais escolas de engenharia em Portugal. Além da FCT NOVA, fazem parte do consórcio a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST-UL), a Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e a Universidade de Aveiro (UA).

Fonte: FCT NOVA