pixel NOVA e Rede Aga Khan para o Desenvolvimento colaboram em África | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA e Rede Aga Khan para o Desenvolvimento colaboram em África

Visita liderada pelo Reitor da NOVA permitiu compreender a ação da AKDN na África Oriental.

Uma delegação da NOVA liderada pelo Reitor, Prof. João Sàágua, e que incluiu os Vice-Reitores Prof. José Fragata e Prof. João Amaro de Matos e ainda a Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública, Prof.ª Carla Nunes, esteve recentemente em Nairobi, Quénia, num encontro com representantes da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) para a criação de sinergias nas áreas da Saúde Pública e da Comunicação Social.

A visita de três dias à Universidade Aga Khan representou para a NOVA uma oportunidade para explorar in loco novas formas de colaboração que sejam inovadoras e que possam vir a ter impacto na região.

Prof. João Amaro de Matos, Vice-Reitor para a área do Desenvolvimento Internacional, referiu que «a visita permitiu ter uma noção do impacto social da AKDN, com destaque para a rede de ensino secundário na região (Quénia, Rwanda, Uganda eTanzânia), e da  AKU em particular, com o papel que a tecnologia médica e a comunicação social pode ter nos países emergentes». Acerca do papel da NOVA neste encontro, o Professor adiantou que «a NOVA teve oportunidade de contribuir sugerindo a inclusão de Moçambique e da Universidade Lúrio, cuja presença na pessoa do Reitor Prof. Francisco Noa a confirmou como parceiro privilegiado nesta cooperação».

Delegação da NOVA em visita à Universidade Aga Khan
Delegação da NOVA em visita à Universidade Aga Khan, no Quénia: em baixo, da direita para a esquerda - José Fragata (Vice-Reitor para a Área da Saúde), João Amaro de Matos (Vice-Reitor para a área do Desenvolvimento Internacional) e João Sàágua (Reitor da NOVA). Em baixo, à esquerda: Carla Nunes (Dirtetora da Escola Nacional de Saúde Pública)

Mais sobre colaboração/ investigação em África