pixel NOVA assina Memorando de Entendimento com a Universidade Internacional de Rabat  | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA assina Memorando de Entendimento com a Universidade Internacional de Rabat 

O acordo visa a cooperação académica em todas as áreas comuns às duas instituições, incluindo intercâmbio de professores, investigadores e estudantes  

O documento foi assinado pelos responsáveis máximos da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade Internacional de Rabat (UIR), respetivamente os reitores João Sàágua e Noureddine Mouaddib, e marcou com sucesso a visita oficial de uma delegação da NOVA a Marrocos, que decorreu entre 17 e 21 de julho.  

 

 

 

 

 

Este Memorando de Entendimento vai ao encontro da estratégia de internacionalização de ambas as instituições e visa promover a cooperação académica em todas as suas áreas comuns, tal como o intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes.  

“A UIR é particularmente estratégica para a NOVA por vários motivos. Desde logo, pela proximidade geográfica e, a muitos níveis, cultural, o que facilita a cooperação académica e, também, a atração e adaptação dos estudantes da região à NOVA. A UIR é também um dos nossos parceiros globais no âmbito da EUTOPIA e, em alinhamento com a visão do país de investir na excelência académica para apoiar setores estratégicos, está a apostar na oferta de double degrees com universidades de renome, pelo que a NOVA deve aproveitar essa oportunidade para promover e expandir a sua oferta formativa nas áreas onde as necessidades educativas são maiores e, assim, contribuir para o desenvolvimento do país (…)”, antecipara já o Reitor da NOVA sobre a importância desta visita estratégica, no contexto de toda a cooperação existente com a região sul do Mediterrâneo.  

Recorde-se que a UIR tornou-se Global Partner da NOVA no final de 2022, no âmbito da EUTOPIA European University – a aliança de 10 universidades europeias de que a NOVA faz parte.