pixel NOVA na 2ª Edição da Spring School on Health Information | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA na 2ª Edição da Spring School on Health Information

Foram cinco semanas intensivas de aprendizagem e colaboração no curso europeu sobre informação em Saúde, coorganizado pela Universidade NOVA de Lisboa e que contou com a presença de Cláudio Soares, Pró-reitor da NOVA para a área da Saúde, na abertura do evento 

“Todos sabemos que a informação fiável foi uma das vítimas da pandemia da COVID-19, pelo menos no início – uma lição que não só não devemos esquecer como ainda transmitir às próximas gerações de profissionais de saúde. Porque outras pandemias virão. Só não sabemos quando”, salientou Cláudio Soares, Pró-reitor da Universidade NOVA para a área da Saúde, no início do encontro, que decorreu online de 7 de março a 4 de abril. “Para isso”, acrescentou, “diria ainda que precisamos de abordagens holísticas: novos medicamentos, novas tecnologias, novas práticas médicas, novos procedimentos de emergência, nova formação dos intervenientes na saúde e, claro, novas formas de informar – as populações e os políticos. Para que as decisões sejam tomadas com base em evidências e não na ignorância e no mito”.  

Sob o tema "Fortalecendo a Resiliência e Preparação para Futuras Crises na Europa", o evento da rede europeia Population Health Information Research Infrastructure (PHIRI) – coorganizado pela Universidade NOVA de Lisboa, Gesundheit Österreich (Instituto de Saúde Pública da Áustria) e Sciensano (Instituto de Pesquisa em Saúde da Bélgica) – reuniu especialistas e participantes de toda a Europa para explorar tópicos inovadores no campo da informação em saúde.  

Coordenada por Luís Lapão da NOVA FCT, a Spring School, anteriormente conhecida como European School on Health Information, abordou questões cruciais, desde a recolha e análise de dados de saúde até à implementação de políticas baseadas em evidências, inteligência artificial, proteção de dados e considerações éticas. 

Cerca de 20 palestras ministradas por especialistas europeus capacitaram os 30 participantes a vislumbrar o futuro da informação em saúde no continente. 

Olhando para frente, a próxima edição, agendada para 2025, trará o tema "Desenhando o Futuro da Informação em Saúde - Promovendo uma Gestão e Políticas de Saúde Populacional Inteligentes e Baseadas em Dados".