pixel Empresa de investigação sediada na NMS|FCM desenvolve analgésico inovador | Universidade NOVA de Lisboa

Empresa de investigação sediada na NMS|FCM desenvolve analgésico inovador

A Sea4us está a desenvolver um analgésico inovador para tratamento da dor crónica, em colaboração com a NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa. Criada em 2013, a empresa de biotecnologia Sea4us aposta nos organismos marinhos da costa marítima nacional para desenvolvimento de novos medicamentos. Atualmente, a empresa tem como produto líder, ainda em desenvolvimento, um analgésico para a dor crónica, moderada ou severa, e que será uma alternativa aos medicamentos existentes, como os opióides, anti-inflamatórios ou anti-convulsantes.

A dor crónica é uma síndrome que afeta 1,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que, à data, não existe um tratamento eficaz sem efeitos secundários significativos para os doentes. O analgésico em desenvolvimento pela Sea4us tem origem num invertebrado marinho presente no nosso mar e que vai atuar especificamente numa proteína localizada nos gânglios neuronais situados fora da coluna vertebral, e que constituem uma espécie de interruptores que ligam o sinal da dor ao cérebro.

A Sea4us é composta por um grupo de cinco investigadores, um gestor, um financeiro e uma advogada, e assenta em dois grandes pilares, a biologia marinha e a neurofarmacologia. Neste sentido, o trabalho é divido entre dois polos, um em Sagres, onde se desenvolvem as atividades de mergulho, e outro na NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa, onde são concretizados os testes de neuroatividade.

A empresa já obteve dois vales do QREM e um projeto do PROMAR, prevendo que as candidaturas ao Portugal 2020 e INTERREG possibilitem o financiamento de todas as atividades por um período de dois a três anos.

Fonte: http://expresso.sapo.pt/
Publicada 02.fevereiro.2016