pixel IHMT/NOVA entre os finalistas do Green Project Awards Portugal | Universidade NOVA de Lisboa

IHMT/NOVA entre os finalistas do Green Project Awards Portugal

A investigação "Proteção individual à picada de mosquitos: avaliação laboratorial e no campo do efeito repelente de vestuário tratado com inseticidas ou repelentes", realizada pela aluna de Mestrado do IHMT/NOVA, Leonor Duarte Pinho, com a supervisão da Professora da Unidade de Parasitologia Médica, Carla Sousa, foi selecionada como finalista para a sexta edição do Green Project Awards (GPA) Portugal, na categoria Investigação e Desenvolvimento.

O projeto selecionado testou o uso de vestuário tratado com repelentes contra insetos, um método promissor e ecológico, que pode ser recomendado enquanto medida de proteção durante surtos epidémios (a nível local e dos viajantes) e possibilita a limitação da exposição das pessoas a outros produtos mais tóxicos aplicados diretamente na pele.

O controlo vetorial representa uma parte importante da estratégia global atual para prevenir as principais doenças transmitidas por insetos, como a malária, a febre de dengue ou do West Nile. Apesar das controvérsias, os inseticidas permanecem o principal, e nalgumas situações, o ánico método eficaz no controlo de vetores. Contudo, existem sérias implicações no seu uso, designadamente a contaminação do meio ambiente.

O uso frequente de inseticidas e outros químicos tem tornado várias populações de insetos resistentes. O referido estudo defende que é crucial investir no desenvolvimento de métodos de controlo biológico e genético exequíveis ou numa maior integração do uso de inseticidas com outras medidas de controlo de modo a minimizar o risco de resistências.

O GPA Portugal é organizado pela Agência Portuguesa do Ambiente, a Quercus e a GCI, com o objetivo de dar a conhecer ao páblico os projetos que mais se destacaram ao longo do ano no que diz respeito às melhores práticas em prol do desenvolvimento sustentável.

Mais informação em http://www.ihmt.unl.pt/?lang=pt=actualidade=noticias=297